TRADUÇÃO - TRANSLATION - TRADUCTION - TRADUCCIÓN

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CURRICULUM


CLAPERSAX Quartet - Formado em 16/09/2009, com sede na freguesia de Anta, concelho de Espinho, é composto por André Guimarães (percussão), Edgar Silva (clarinete baixo), José Silva (saxofone) e Pedro Silva (clarinete).

Somos um grupo de jovens que através desta formação que poderia ser considerada clássica, procuramos criar momentos musicais de todos os géneros, passando por improvisos, música antiga, romântica, clássica, contemporânea, jazz, pop, popular e tradicional.

A aceitação tem sido muito boa, os concertos sucedem-se e temos sido convidados a actuar nos mais diversos ambientes, tais como sessões solenes, exposições temáticas, encontros comemorativos, colóquios, espectáculos de beneficência, festas estudantis, workshops, bares e encontros familiares como: aniversários, baptizados, comunhões, casamentos,…



ANDRÉ Filipe da Costa GUIMARÃES, nasceu em Espinho em 2 de Março de 1988. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Tuna Musical de Anta na classe de percussão do Professor Nelson Valente. Em 1999, entrou na Academia de Música de Espinho onde estudou com Hugo Vieira e Isabel Silva.

Participou em masterclasses com Rainer Seegers, Mário Teixeira, Jeffery Davis, Bruno Costa, Pedro Carneiro, Nicolas Perazza e Ney Rosauro.

Para além dos Master Classes realizados já trabalhou com vários directores artísticos nacionais entre os quais: Boaventura Moreira, Jaime Rego, Hélder Tavares, Joaquim Costa, Manuel Joaquim, Afonso Alves, António Ferreira, Hugo Marinheiro, Avelino Ramos, Francisco Ferreira, Délio Gonçalves, Paulo Martins e Hugo Vieira. Relativamente a experiências com directores artísticos Internacionais teve a oportunidade de trabalhar com José Ignacio Petit (Espanha) Alex Schillings (Bélgica), Jan Cober (Holanda) e Eugene Corporon (E.U.A.).

Recentemente tem tido a distinta oportunidade de colaborar com a Banda Sinfónica Portuguesa, sob a direcção de Francisco Ferreira e Alex Schillings. Participou também com a mesma num curso de direcção orientado por Jan Cober, no qual estiverem presentes directores artísticos como; Avelino Ramos (Portugal), Andrea Odonne (Itália), Angel Azorin e Juan Carlos Alvarez (Espanha).

Actualmente segue os seus estudos, na Universidade de Aveiro, na Área de Administração Pública, na vertente de Ciência Politica, e é membro da Banda de Música de Rio Mau, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens Músicos de Santa Maria da Feira, Tuna Musical de Anta, Big Band “Pedaços de nós” e Quarteto Clapersax. Costuma também colaborar com a Orquestra Filarmonia de Vermoin, Banda de Musica de Carregosa, Banda dos Mineiros do Pejão e Banda Musical de Moreira da Maia.
andre-guimar@hotmail.com



EDGAR ANTÓNIO MORADO SILVA, natural de S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, nascido em 17 de Setembro de 1990, iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso, na classe de clarinete do Professor Manuel Moura onde estudou até aos 15 anos. Em 2006 ingressou na Escola Profissional de Musica de Espinho na classe do professor Luís Carvalho onde terminou o curso de instrumentista de sopro. Actualmente encontra-se no 1.º ano da licenciatura em performance instrumental na Universidade de Aveiro.

Participou em MasterClasses com os professores António Saiote, António Rosa, Luís Carvalho, Hélder Tavares, Vítor Pereira, Manuel Silva, José Ricardo Freitas, Harry Sparnaay (clarinete baixo), Cândida Oliveira, Josep Fuster, Cristo Barrios e Carlos Alves.

Foi 1.º classificado no “II Concurso Nacional de Música Terras de La Salette” (2009).

Participou no estágio de Verão da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários (Agosto de 2007), na Bisyoc (Bedstone International Summer Youth Orchestra Camp) (Julho de 2008), no 9.º Estágio Nacional da Orquestra APROARTE (Setembro de 2008) e na Orquestra Clássica de Espinho sob a direcção do maestro Pedro Neves. Participa com frequência na Banda Sinfónica Portuguesa sob a direcção do maestro Francisco Ferreira.

Trabalhou com vários maestros como Pedro Neves, Cesário Costa, Luís Carvalho, Hélder Tavares, Douglas Bostock, Francisco Ferreira, Jean-Marc Burfin, José Ignácio Petit, Jonathan Grethen, Ernst Schelle, Carlos Marques, Paulo Martins e Délio Gonçalves.

É membro da Banda de Música da Cidade de Espinho, do ensemble de clarinetes Clarinetíssimo sob direcção do professor Hélder Tavares e do quarteto Clapersax.
edgar_silva1@hotmail.com



JOSÉ Manuel Soares SILVA, natural de Espinho, nasceu a 24 de Março de 1990 e iniciou os estudos musicais no instrumento saxofone aos 10 anos na Tuna Musical de Anta-Espinho. Em 2003, ingressou na Academia de Música de Espinho na classe do professor Ricardo Pires, e posteriormente na classe da professora Isabel Anjo.

Realizou master classes, como aluno participante, com os professores Gilberto Bernardes, Fernando Ramos, Hugo Marinheiro, Francisco Ferreira, Claude Delangle, Mario Marzi, Henk Twiller, José Massarrão, Jean-Yves Fourmeau, João Figueiredo, James Houlik, Gerard McChrystal, António Belijar, Alexandre Doisy, Alberto Roque, Albert Julià, Robeto Benítez entre outros.

Para além dos master classes realizados já trabalhou com vários maestros entre os quais: Hélder Tavares, Paulo Martins, Jonathan Grethen, Rafael Garrigós, Octavio Mas Arocas, José Ignacio Petit, António Saiote, Kevin Wauldron, Délio Gonçalves e Eugene Corporon.

Em 2007, ganhou o primeiro prémio no concurso interno de sopros da Academia de Música de Espinho ano em que também concluiu o 5.º grau com a classificação final de 19 valores.

Em 2009, arrecadou o primeiro prémio nos Prémios de Mérito da Academia de Música de Espinho, categoria C, atribuído pela Câmara Municipal de Espinho. Frequentou um combo ministrado pelos professores Alberto Jorge e Guilherme Piedade.

Também em 2009 foi admitido na Escola Superior de Artes e Espectáculo do Porto, na classe dos professores Henk Twiller, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes onde actualmente prossegue os seus estudos no segundo ano de licenciatura.

Neste mesmo ano, obteve o primeiro prémio na categoria de Música de Câmara com o ensemble de saxofones Ventos Novos no Concorso Internazionale per “Giovani Interpreti Città di Chieri” - Itália.

Tem participado em estágios com a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Filarmonia Vermoim e Banda Sinfónica Portuguesa.

Presentemente, é professor de saxofone na Academia de Música de Costa Cabral-Porto e na OUREARTE-Escola de Música e Artes de Ourém.

Como executante integra a Tuna Musical de Anta, Banda Musical de Rio Mau, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Clapersax Quartet, Ventos Novos e Orquestra Portuguesa de Saxofones.
musico_saxofone@hotmail.com



PEDRO Miguel Soares SILVA, natural de Espinho, nascido a 5 de Novembro de 1994, iniciou os estudos musicais no instrumento clarinete aos 8 anos na Tuna Musical de Anta - Espinho.

Em 2004, ingressou na Academia de Música de Espinho na classe do professor Luís Carvalho, passando por José Eduardo Gomes, Rui Rosa, João Moreira e presentemente frequenta a Escola Profissional de Música de Espinho na classe do professor Luís Carvalho.

Realizou Master Classes, como aluno participante, com os professores António Rosa, Luís Carvalho, Hélder Tavares, Vítor Pereira, José Ricardo Freitas, Iva Barbosa, José Eduardo Gomes, Ricardo Alves, João Moreira, Nuno Silva, Tiago Abrantes, Cândida Oliveira, Enrique Perez Piquer e António Saiote. Como ouvinte assistiu a Master Classes, com os professores Jonathan Cohler, Harry Sparnaay, Jessica Philips, Ronald Van Spaendonck, Heri Bok, José Luís Estellé.

Para além dos Master Classes realizados já trabalhou com vários maestros entre os quais: Boaventura Moreira, Hélder Tavares, Paulo Martins, Joaquim Costa, Manuel Joaquim, José Ignacio Petit, Pedro Neves, Rafael Garrigós, Délio Gonçalves e Avelino Ramos.

Em 2006, recebeu o Prémio de Mérito da Academia de Musica de Espinho, atribuído pela Câmara Municipal de Espinho.

Em 2007, venceu o primeiro prémio no concurso interno de sopros da Academia de Música de Espinho, categoria C.

Em 2008, ficou em 2.º classificado no 1.º Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras La-Salette”, categoria juvenil.

Em 2009, arrecadou o primeiro prémio nos Prémios de Mérito da Academia de Musica de Espinho, categoria B, atribuído pela Junta de Freguesia de Anta.

Em 2010, ficou em 2.º classificado no 3.º Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras La-Salette”, categoria juvenil.

Actualmente, integra a Tuna Musical de Anta, Banda Musical de Rio Mau, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Clarinetíssimo Ensemble, Clapersax Quartet e Orquestra Filarmonia Vermoim.
musico_clarinete@hotmail.com